Localização

Avantos é um pequeno povoado, sede de freguesia e situa se para Nordeste do concelho de Mirandela a que pertence administrativamente. Fica próximo da antiga linha-férrea para Bragança, a cerca de 11 quilómetros da cidade do Tua.

Tem como orago Santo André, e foi Curato da apresentação do Reitor de Ala, a cuja Comenda pertencia também. Em 1756 construiu se a Igreja Matriz, e em 1770 forra se a capela-mor. A Igreja é em cantaria com uma inscrição frontal e duas pequenas aberturas redondas na parede. A Torre Sineira é central, simples e com escadas exteriores de ferro que lhe dão acesso. No seu interior o chão mantém as placas graníticas por baixo das quais enterravam os mortos. Nos altares lá está a bela talha dourada. Nas escadas exteriores que dão para o adro, bem como nos bancos laterais também de granito, é costume juntarem-se os reformados que já não podem trabalhar, para conversar e "matarem" o tempo.

Os domingos e feriados também ali se juntam outros habitantes da povoação de Avantos. No verão, sentam-se nos bancos do jardim que fica do outro lado da estrada à sombra das tílias, em volta das mesas igualmente em granito. Ao fundo desse jardim está o largo Doutor Mário, é ali que está construída uma fonte luminosa a funcionar desde 1995. Lá está o Coreto para as festas, a Casa da Junta do lado de cima. Mesmo junto, e virada para a estrada, é a sede da Associação Cultural. Logo à entrada da povoação está a escola Primária com 1 sala de aula. As casas da povoação estão à volta desse largo, no seguimento da estrada municipal para Alvites, e na zona da Igreja, para onde dão ruas pequenas e inclinadas. Não lhe falta um lavadouro e um campo de futebol. Tem água canalizada e recolha de lixo.

Em 1960 havia 308 pessoas e estavam registados 8 produtores de azeite, 1 médico, 1 mercearia e 1 professora que ali exerciam a sua profissão. Em 1991 somavam 172 habitantes. Nos censos de 2001 apresentava 123, sendo 57 do sexo masculino e nos censos de 2011 apenas 96 habitantes em Avantos e na aldeia anexa de Pousadas. A agricultura continua a ser quase a única actividade praticada e de subsistência. Alguns tractores e muitos instrumentos tradicionais e carroças, bem como muares, o arado e a enxada. Destaca se uma casa brasonada do lado debaixo da Igreja, e muito próximo desta, virada para a estrada, onde as janelas e varanda com grade de ferro forjado sobressaem do conjunto pouco cuidado. O resto das habitações tradicionais são em xisto, com varandas em madeira. Os seus jardins floridos, muitos particulares junto da estrada, dão um ar romântico à aldeia.

AddThis Social Bookmark Button